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Marca registrada X Nome de domínio. Qual é a diferença?

A importância do registro de marca já é bastante conhecida entre os empresários, no entanto, muitas pessoas confundem registro de marca com nome de domínio, ou pensam que são sinônimos. 

Neste artigo, serão apresentadas as diferenças entre os dois, como e onde realizá-los, além de suas importâncias para trazer mais segurança para o seu negócio. Confira a seguir.

O que é uma Marca?

A marca, por si só, é todo o símbolo visivelmente perceptível, que identifique e distingua a sua empresa ou seus produtos dos demais. Ela pode ser um nome, logotipo, slogan, símbolo ou qualquer combinação desses elementos que identifique a sua empresa. O art. 124, da Lei 9.279/96, traz tudo o que não é considerado como marca, facilitando o processo de escolha do símbolo que representará o seu negócio.

Por ser a porta de entrada aos seus clientes, a criação de uma marca é um passo importante para o seu negócio. Por isso, é importante primeiro fazer uma pesquisa, para ter certeza que ela será original. Após ter essa garantia, analisar alguns fatores, como paleta de cores, a pronúncia dela, e até mesmo a fonte em que ela será escrita, de modo que não cause dúvidas sobre a sua pronúncia, são critérios importantes para garantir que ela seja lembrada facilmente pelos seus consumidores.

A Importância do Registro de Marcas

O registro de marcas é crucial para empresas que buscam proteger sua identidade e se destacar em um mercado competitivo. Registrá-las garante a proteção legal e a exclusividade de seus usos em todo o território nacional, de forma que se diferenciem das demais, tornando-se, desta forma, únicas.

Antes de realizar o registro da marca, é importante fazer uma pesquisa sobre a existência de marcas com nomes parecidos, ou que sejam visivelmente idênticas. Isso trará mais segurança e evitará incomodações futuras. Essa busca, aqui no Brasil, poderá ser realizada no mesmo órgão competente para o registro, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Assim que for efetivado o registro, o mesmo terá a validade de 10 anos, sendo necessário prorrogar o pedido do uso da marca. Ele será crucial para garantir que não haja possíveis imitações e cópias de sua marca.

O que é Nome de Domínio?

Agora que já sabemos a importância de ter uma marca registrada, outra coisa importante, para garantir o sucesso do seu negócio, é a presença dele online e offline. E a presença online é justamente o que o nome de domínio proporciona, já que ele nada mais é do que o nome que terá o site da sua empresa e o que virá após o @, nos e-mails corporativos.

Ter um nome de domínio impacta positivamente na sua empresa, visto que traz mais seriedade, profissionalismo, além de passar mais segurança aos seus parceiros de negócios e clientes. 

A importância do Nome de Domínio

Para ter um nome de domínio, é importante pesquisar para saber se aquele que você deseja está disponível. Assim, se você quiser ter um domínio com extensão “.br” (www.nomedasuaempresa.com.br), é preciso fazer uma consulta no site https://registro.br e, se ele estiver disponível, fazer o cadastro. 

O seu domínio será composto por duas partes: o nome de domínio e uma extensão (ou top-level domain generic) que é localizada após o último ponto, por exemplo, .com ou .com.br.

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